Odivelas _ 1ºA Junta de Freguesia de Odivelas promoveu, pela primeira vez, na época natalícia passada, o seu Concurso de Montras de Natal que, segundo o presidente da autarquia, se revelou um êxito com a participação 52 estabelecimentos comerciais da área da freguesia. Na quinta-feira, 23 de janeiro, em cerimónia realizada no Pavilhão Municipal de Odivelas foram entregues prémios aos três primeiros classificados e Diplomas de Participação a todos os concorrentes.

Na cerimónia, para além de representantes de parte dos estabelecimentos concorrentes, estiveram presente os membros do júri, representantes de várias instituições e coletividades da freguesia, Susana Amador, presidente da Câmara Municipal de Odivelas; Paulo César, vereador; Nuno Gaudêncio, presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Rogério Breia, presidente da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, os membros do executivo da autarquia da cidade e elementos da Assembleia de Freguesia de Odivelas.

O evento contou ainda com uma atuação da Banda Maior, de Odivelas que em dois momentos distintos trouxe aos presentes um ritmo de festa e alegria.

As primeiras intervenções couberam aos elementos do júri que falaram sobre o concurso e sobre a sua participação enquanto jurados. O júri foi composto por Noémia Amado, a Associação de Artesão D. Dinis; Rui Pedro, da Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas; Adelaide Calvo, da Mosaico Publicidade; Francisco Batista, adjunto da vereadora das Atividades Económicas, Mónica Vilarinho e Ivo Polido, vogal da Junta de Freguesia de Odivelas.

Usando da palavra, Nuno Gaudêncio, presidente da Junta de Freguesia de Odivelas sublinhou o papel do vogal Ivo Polido na realização do concurso e agradeceu à Junta da União de Freguesias da Pontinha e Famões pelo apoio prestado, como autarquia já com muita experiência neste tipo de evento. Para o autarca de Odivelas esta primeira edição foi a semente que irá germinar e nas próximas edições a participação dos comerciantes será maior. O orador considerou este evento um bom contributo para dar a conhecer o bom comércio tradicional da freguesia.

A presidente da Câmara Municipal de Odivelas referiu a importância de aprofundar esta dinâmica dos concursos de montras de Natal que trazem à freguesias mais luz e afeto. Desejou que para o ano o número de participantes duplique sublinhando que «Temos dinâmica e comércio para isso». A edil considerou que a crise profunda que o país tem atravessado nos últimos quatro anos tem criada verdadeiros drama humanos e são necessárias todas as ações possíveis para minorar os seus efeitos nas pessoas.

Susana Amador referiu também a centralidade do concelho de Odivelas «A dez minutos do Parque nas Nações, da Praça do Comércio e do Tagus Parque. Já não somos um concelho dormitório. Odivelas tem alma e vida própria». Para a edil, «Odivelas é uma terra de afetos. Quem cá está é porque gosta de estar».

Os vencedores desta 1ª edição do Concurso de Montras de Natal da Freguesia de Odivelas foram os seguintes: 1º – Small e Big Lda.; 2º Óptica S. Cristóvão e Nova Óptica das Colinas. Os vencedores vão receber, respetivamente, 6 meses, 4 meses e 2 meses de publicidade em mini outdoor oferta de uma empresa da freguesia. Todos os concorrentes receberam diploma de participação.

Odivelas _ 2

Fotografias: Francisco Godinho