É verdade caros leitores, que caminhos ainda vamos percorrer?

Esta é uma pergunta que me assola constantemente. Essas coisas da Liberdade, sim aquelas que em Abril de 1974 e que em seu nome mudaram de imediato o nome da Ponte Salazar para 25 de Abril. Excelente prova de com se deve exercer a liberdade, bom início sim senhor… Renegando à sua História.

Porque não mudar a Praça do Marquês de Pombal para Praça Mário Soares, ou o viaduto Duarte Pacheco para Viaduto Freitas do Amaral? É  que a história ensinou-nos que as obras de grandes homens devem ter o seu lugar   como exemplo de pessoas visionárias e altruístas. Agora outras personagens que fizeram uma carreira inteira na política não consigo descortinar afinal o que fizeram pelo povo Português. Bem mas é o desporto que aqui me traz… Pois não consigo perceber após 40 anos de “liberdade” que não haja um Plano Nacional de Desporto.

Recordo-me perfeitamente dos feitos de Carlos Lopes, Joaquim Agostinho, Rosa Mota, Eusébio, Figo, Rui Costa, Cristiano Ronaldo entre tantos outros atletas que nos enchem de orgulho e que sabemos exatamente o que fizeram e porque são conhecidos. Depois, existem os outros os que fizeram uma vida inteira de carreiristas políticos e que não fizeram mais que afundar este país.

Pois estamos no país em que existem dez vezes mais motoristas que carros de luxo para os senhores, ministros, secretários de estado, deputados etc., etc., etc..

Claro que depois não existe dinheiro para empregar nessa praga nacional que se chama Desporto e que tanto incomoda os nossos políticos, essa cambada que gosta de manter hábitos saudáveis de vida e de saúde. Não, não senhor… O que interessa são as almoçaradas e viagens, com comitivas proibitivas, ao estrangeiro.

Vejam o Orçamento do nosso, é como quem diz, Presidente da República que gasta mais que qualquer chefe de Estado Europeu ou Realezas por essa Europa fora. Depois não há Dinheiro para o Desporto, depois veem as campanhas eleitorais e é ver-se estas personagens bizarras a colarem-se aos desportistas de topo, dirigentes ou aos nossos grandes artistas. Vale tudo!

Que caminhos ainda vamos percorrer? Basta olhar para o lado e ver o que se passa em Espanha, mesmo aqui ao lado.

Existe uma política desportiva bem definida que culmina em todas as modalidades com a obtenção de campeões.

Não sabem copiar? Sim de quem tira cursos ao domingo e tem equivalência por pertencer ao Rancho Folclórico de Alguidares de Baixo nada mais se pode esperar.

Não brinquem com o desporto!

Não brinquem com pessoas sérias e que voluntariamente dão o seu melhor com paixão prejudicando a sua própria família, amigos e trabalho.

Que caminhos ainda vamos percorrer?

Viva o 25 de Abril, mas o nosso. Não o dos outros que colocam a nossa liberdade e a dos nossos filhos em causa…

Liberdade… Palavra carregada de tudo e de nada.

Promessas… Muitas, mas esquecidas logo após a tomada do poder.

Que caminhos ainda vamos percorrer?