Estou ansioso. Na altura que que escrevo esta crónica faltam apenas dois dias para a chegada da minha Prima… Vera que já não via desde o ano passado e que espero chegue bem, com todos os seus atributos e competências. Sim que por cá, sem ela, as coisas andavam muito húmidas e cinzentas. Agora certamente que as coisas vão ser mais claras e brilhantes e a terra da marmelada vai ser menos soturna.

Para já há uma notícia, divulgada no local das surpresas, o Facebook, que parece ir alegrar muita gente, entristecer alguns e surpreender outros tantos. Mas aviso já, que o Zé, com a sabedoria das suas setenta e sete primaveras, não se surpreendeu porque conhece bem a vida e este animal que se pretende racional e se designa por humano.
A divulgação surgiu de mansinho. Primeiro o doutor presidente da Comissão Política Concelhia de Odivelas, Hugo Martins, manifestando a felicidade pelo regresso de um camarada ao PS. Depois, comentário a comentário ficámos a saber que o filho pródigo não era mais nem menos que Vítor Peixoto, que já tinha sido deputado pelo PS na Assembleia da República, presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, presidente da Comissão Política Concelhia de Odivelas do PS e vereador da Câmara Municipal de Odivelas. Depois de uns anos arredado da política partidária e mais empenhado em política solidária e social, volta agora a casa, certamente com o mesmo empenho e vontade de outros tempos. O Zé não tem opinião sobre este regresso mas achou que devia aqui deixar o registo, para memória futura, como está na moda dizer agora.

Sempre adorei palhaços e teatro e como na Malaposta se juntaram as duas coisas não resisti e fui ver. Tenho de confessar que há coisas que me fazem muita confusão à cabeça. O espetáculo era muito bom. A atriz/palhaça teve um desempenho excelente. Quase sem palavras dissecou-se um dos maiores flagelos desta sociedade moderna onde as pessoas ostentam milhares de amigos nas redes sociais mas não têm ninguém para, olhos nos olhos, partilhar alegrias e tristezas. Uma humanidade singular trespassa daquela Susanation, de cara pintada, que afinal só queria alguém para a acompanhar num chá. Tenho de dar os Parabéns à Susana Cecílio pelo espetáculo mas tenho de lamentar que as lotações não tivessem esgotado. Parece que afinal sempre somos o país do Big Brother e da Casa dos Segredos.

Adorei a forma como a Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões aproveitou as novas tecnologias para poupar umas massas e ao mesmo tempo informar os seus fregueses. Desde o mês passado que edita o seu Boletim em versão electrónica e com periodicidade mensal. Cá o Zé não lhe chamaria boletim porque a malta se habituou a ver os boletins como catálogo da obra feita e desfile de vaidades e esta publicação tem estrutura de jornal e mais que mostrar as virtudes da junta mostra realidades das freguesias. Parabéns Corália e equipa responsável pelo projecto. Que o exemplo frutifique e seja seguido nos outros três condados do reino da marmelada.

Mas não foi só o boletim. Esta autarquia foi também a primeira no concelho a criar um novo logótipo com peças emblemáticas das duas freguesias e a criar um novo endereço na net para o site conjunto, retirando os antigos sites das duas juntas. Sim senhor gosto daquela mulher. Com respeitinho, tá bem? Que cá o Zé tem filhos mais velhos que ela. OK?

Na Póvoa de Santo Adrião o site tem os emblemas das duas juntas que integram a União das Freguesias e o endereço é o da junta da Póvoa. Distraídos, ou saudosistas. Amigo Breia, aprenda com a Corália que ela percebe da coisa.

Na União das Freguesias de Ramada e Caneças nada mudou. Dois sites distintos como se a União não existisse. Eh pá aqui não será distracção mas talvez a contestação ao casamento forçado levada às últimas consequências. A costela anarquista do Zé aplaude.

E agora é hora de gambuzinar. Volto para a semana, ou não!

Gambuzino ao saco… Gambuzino ao saco…