A Assembleia da União das Freguesias da Pontinha e Famões aprovou recentemente, por unanimidade, a criação da Comissão de Proteção das Valências Históricas e Cívicas do Quartel da Pontinha. Em nota de imprensa que informa da criação desta comissão a presidência da assembleia tece algumas considerações sobre os motivos que levaram a esta decisão.

«Foi no quartel da Pontinha, que se ergueu o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA), que deu voz àquele que veio a ser um marco histórico do nosso país.

As reformas levadas a cabo pela Administração Central colocam em causa a permanência do Regimento de Engenharia nº 1 na Pontinha.

Estamos perante uma situação preocupante, com prejuízo para toda a Área Metropolitana de Lisboa.

O Regimento de Engenharia n.º 1 tem prestado ao longo dos anos um apoio fundamental às autarquias no âmbito da Proteção Civil, sendo detentores de competências de comando, operacionalidade e meios de intervenção essenciais em situações de calamidade pública como nas cheias de 1967. Constituindo-se, dessa forma, como um fator de transmissão de confiança e segurança para a população.

Não se pode ignorar o facto de se encontrar no Regimento o Núcleo Museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA), fruto de um protocolo com o município de Odivelas.

É imprescindível eternizar as memórias daquele que foi o “berço da liberdade” a 25 de Abril de 1974».

RE 1 - 2