A Câmara Municipal de Odivelas e a Fundação João Lopes assinaram no dia 16 de abril um acordo de cooperação que a autarquia considera «Uma importante mais-valia para o Município de Odivelas, na medida em que contribui para o desenvolvimento e aprofundamento das relações de colaboração nas áreas cultural, científica, educativa, artística e filantrópica, com o objetivo de aprofundar a qualidade do desenvolvimento cultural e a integração da comunidade cabo-verdiana radicada no território de Odivelas».

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Odivelas realçou a importância da assinatura deste acordo que simboliza «A caminhada de cooperação entre Odivelas e Cabo-Verde, reforçando a imagem de marca que nos transforma, cada vez mais, em Capital da Lusofonia. Queremos ser um município de portas abertas, onde a língua portuguesa é o nosso coração que bate diariamente». A edil, que estava acompanhada pelo vereador da Cultura, Edgar Valles, revelou que são 17 mil os residentes estrangeiros que vivem no nosso concelho, sendo a comunidade cabo-verdiana a segunda mais representativa.

Por sua vez, o presidente da Fundação, João Lopes Filho, destacou os propósitos deste protocolo, que através da realização de projetos de cariz sociocultural irá, sobretudo, reforçar a identidade e a cultura da comunidade cabo-verdiana radicada no território de Odivelas.

A Fundação João Lopes, criada em 2012, é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública com sede em Palmarejo, na capital cabo-verdiana, desenvolvendo parcerias com países/municípios culturalmente ligados a Cabo Verde.

cabo verde 2