Chegar a junho é chegar não só ao verão mas também às festas populares que ocorrem por todo o país. Começa com o dia 13 de Junho, dia de Santo António, que em particular em Lisboa é feriado e, por isso, posso afirmar que a cidade pára efectivamente para comemorar nas ruas e acompanhar as Marchas Populares que marcam a sua apresentação ao final da noite de dia 12. A sardinha, o caldo verde e o vinho são os dos principais atrativos e um pouco por cada ruela encontramos mesas, cadeiras, pessoas encostadas à parede, música, e muita animação. A titulo de curiosidade, e se ainda não encontrou a sua cara-metade, espero que tenha aproveitado o passado dia 13 para pedir a Santo António, uma vez que é conhecido como o santo casamenteiro, e por isso mesmo vários casais optam por casar através das conhecidas “Noivas de Santo António”.
No dia 24 de Junho é o dia de São João, que normalmente é sinónimo de festa na cidade do Porto. A festa é demarcada pela presença dos famosos alhos-porros, com os quais se bate na cabeça das pessoas que passam. Hoje em dia também se usam os martelinhos, e claro o lançamento de balões. Outrora a celebração a São João era associada à fertilidade.
Para finalizar as festas populares, chega-nos São Pedro, no dia 29 de Junho, o qual é festejado em muitas cidades pelo país fora, à semelhança dos outros dois santos mencionados, embora tenha dado particular destaque às duas grandes cidades do país. A celebração varia consoante o padroeiro de cada cidade.
A título ilustrativo, na Póvoa de Varzim a celebração do São Pedro, inclui as sardinhas, as fogueiras e aquilo a que chamam de rusgas. Na realidade cada cidade adiciona a sua tradição às já existentes.
Os santos populares são pois um bom mote para o convívio descontraído entre a população, o aproveitamento das noites que começam a ficar mais quentes (bem, atualmente é uma incógnita…). Por isso comemore, salte, dance, cante, alinhe nas brincadeiras, pois é precisamente para isso que servem os Santos Populares, para a população. E não se esqueça do manjerico, em Lisboa é costume os rapazes comprarem um manjerico para oferecer à namorada, o qual traz uma bandeirinha com uma quadra popular.