O Centro Escolar Republicano Tenente Valdez (CERTV) foi fundado em Janeiro  de 1911, por iniciativa de Francisco José Nepomuceno, proprietário  da Quinta da Azenha Velha, que pretendeu assim criar um centro escolar para instrução do povo da zona da Paiã. Para patrono convidou o Tenente José D’Ascensão Valdez. Os corpos gerentes do centro viriam a acrescentar ao nome inicial (Centro Escolar) o do patrono passando assim a coletividade a ter a designação, que ainda hoje se mantém.
Ao longo dos 103 anos de vida desta prestigiada coletividade do concelho de Odivelas e da freguesia da Pontinha, foram muitas as figuras de destaque na sociedade portuguesa a dirigir os destinos do clube, como Joaquim Pratas, diretor da Escola Agrícola da Paiã e José Azeredo Perdigão, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros, que tudo fizeram para que o CERTV pudesse sempre cumprir os seus ideais de Liberdade, Fraternidade e Igualdade.
Depois de alguns anos com menos atitivade o clube, após negociações com o Governo Civil de Lisboa, veio em 1977 para as atuais instalações e em 1979 iniciou as suas atividades desportivas no futebol de formação, nos escalões mais jovens. Em 1984 já tinham equipas a competir em todos os escalões.
Mais tarde começou a organizar anualmente o seu Torneio Internacional de Escolas que hoje, devido as dificuldades económicas, já só conta com equipas nacionais.
Para conhecer melhor a situação atual do CERTV o Odivelas Notícias foi à sede do clube conversar com o seu atual presidente da direção, Rui Teixeira. O dirigente chegou à direção do clube em 2009, como vice-presidente tendo em 2010 sido candidato à presidência e ganho essa eleição, exercendo até aos dias de hoje o cargo.
Desde que tomou posse que Rui Teixeira procurou «Dar uma vida nova ao Centro Cultural Republicano Tenente Valdez e por isso estabeleci contactos com todas as entidades possíveis de ajudar o clube a crescer e a desenvolver-se. Com a Câmara Municipal de Odivelas assinámos um protocolo que numa primeira fase iria permitir dotar o campo de futebol do clube com um relvado sintético e numa segunda fase a construção de bancadas, cabines e outros melhoramentos necessários à boa prática do futebol de formação em que o clube aposta».
A crise económica que se instalou na europa e em Portugal levou a que apenas a primeira fase fosse concretizada, havendo esperança de que, num futuro não muito longínquo, o projeto possa ser concluído.
No âmbito do projeto de formação, Rui Teixeira convidou o jogador internacional Luís Andrade para coordenador de todo o futebol jovem do clube, o que veio trazer bons resultados para o CERTV, para a freguesia da Pontinha e para o concelho de Odivelas, com a conquista de vários títulos de campeão, subidas de divisão e aumento do número de equipas em todos os escalões.
Na época 2013/2014 a equipa de Juvenis sagrou-se campeã tendo subido à Divisão de Honra da Associação de Futebol de Lisboa.
Na época 2014/2015 as equipas do Tenente Valdez em competição são:
Escolas: Seis equipas. Atletas nascidos em 2004/5/6.
Infantis 7: Duas equipas. Atletas nascidos em 2003.
Iniciados: Duas equipas. Atletas nascidos em 2000/1.
Juvenis: Uma equipa. Atletas nascidos em 1999/8.
Juniores: Uma equipa. Atletas nascidos 1997/6.
Rui Teixeira revelou ao Odivelas Notícias que a direção do CERTV está a estudar a possibilidade da criação de novas modalidades desportivas e atividades culturais mas para que tal aconteça é fundamental que a Câmara Municipal de Odivelas cumpra o protocolo assinado com o clube e avance com a segunda fase das obras de ampliação que já referimos.
O mandato dos atuais órgãos sociais termina este ano pelo que até ao final de 2014 deverão realizar-se eleições. Rui Teixeira admite-se a possibilidade de se recandidatar a presidente, mas também a de não o fazer no caso de haver alguém credível para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela direção atual. «Se assim for contarão com o meu apoio porque o que todos queremos é o crescimento e engrandecimento do Tenente Valdez».
Os treinos da nova época desportiva (2014/2015) vão começar a 26 de agosto. As inscrições para as Escolinhas de Animação para meninos a partir dos 5 anos começam a 05 de setembro.

Rui Teixeira 1 - CERTV