Na sexta-feira, 22 de agosto, o Ministro de Saúde, Paulo Macedo, inaugurou o novo Centro de Saúde de Carnide, que para além da Unidade de Saúde Familiar (USF)  Carnide Quer, acolhe também a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Pontinha (UCSP) para onde foram transferidos os utentes do antigo Centro de Saúde desta freguesia do concelho de Odivelas.

cscarnide_03

Com um investimento governamental de cerca de 2 milhões de euros o novo equipamento começou a funcionar a 30 de junho deste ano com um horário de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00. Os utentes do Centro de Saúde da Pontinha passaram para estas instalações. Segundo um comunicado da ARSLVT «As unidades foram instaladas maioritariamente com o aproveitamento de equipamentos provenientes dos locais onde estavam em funcionamento». O terreno onde foi construído o novo equipamento foi cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, decisão aprovada em reunião do executivo municipal realizada em 16 de setembro de 2009.

cscarnide_02

Neste equipamento vão funcionar duas unidades distintas, uma da freguesia de Carnide, concelho de Lisboa e pertencente ao Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) de Lisboa Norte, a USF Carnide Quer e outra da freguesia da Pontinha, concelho de Odivelas, a UCSP da Pontinha pertencente ao ACES Loures Odivelas.

A USF Carnide Quer, presta serviço a 10.649 utentes frequentadores, residentes na freguesia de Carnide, através de seis médicos, cinco enfermeiros, quatro assistentes técnicos e um assistente operacional, tendo realizado no primeiro semestre deste ano 13.814 consultas de medicina geral e familiar.

A UCSP da Pontinha, abrange um total de 23.334 utentes, através de dez médicos, seis enfermeiros, seis assistentes técnicos e um assistente operacional, tendo realizado 22.532 consultas de medicina geral e familiar no primeiro semestre de 2014.

Do concelho de Odivelas estiveram presentes neste ato inaugural, os vereadores da Câmara Municipal de Odivelas Edgar Valles, Paulo César Teixeira e Rui Francisco, bem como o substituto legal da presidente da Junta da União das Freguesias da Pontinha e Famões, António Rodrigues.

cscarnide_05

Após uma visita às instalações teve lugar a sessão de intervenções onde usaram da palavra o ministro da Saúde, Paulo Macedo; o vereador da CMO, Edgar Vales; o vice-presidente da CML, Fernando Medina; a diretora executiva do ACES Loures Odivelas Ileine Lopes e a diretora executiva do ACES Lisboa Norte, Manuela Peleteiro. Na mesa da cerimónia esteve ainda Cunha Ribeiro, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

cscarnide_06

Intervenção completa, em áudio, do vereador Edgar Valles

cscarnide_07

Freguesia de Carnide com preocupações sobre o funcionamento do novo equipamento

cscarnide_04

Os autarcas da freguesia de Carnide têm vindo a  manifestar a sua preocupação sobre a capacidade do novo equipamento acolher os utentes de Carnide e Pontinha e no dia da inauguração entregaram uma carta ao ministro da Saúde com as suas preocupações tendo recebido a garantia de que em setembro um novo médico virá reforçar a equipa do USF Carnide Quer.

Publicamos na integra a Nota de Imprensa da autarquia de Carnide sobre o assunto:

 «A concretização da construção e entrada em funcionamento do novo Centro de Saúde de Carnide é resultado da luta, da determinação e da persistência da população e dos eleitos locais da Freguesia de Carnide.

A obra de construção teve início a 15 de Abril de 2013. Mas para que tal tivesse acontecido foram necessárias muitas reuniões, intervenções na Assembleia Municipal e Câmara Municipal, abaixo-assinado, protestos que tiveram o seu momento alto a 18 de Abril de 2007 aquando da inauguração do Hospital da Luz com a realização de uma manifestação da população à porta daquela unidade hospitalar. Fruto dessa manifestação a 28 de Dezembro do mesmo ano são alargadas as instalações da antiga unidade e o número de médicos de família passou para o dobro (6).

A construção do novo Centro de Saúde foi idealizada e prometida para a resolução de três problemas:

 – Melhorar as condições das instalações com vista a garantir um melhor serviço público;

 – Melhorar as acessibilidades ao Centro de Saúde;

 – Aumentar para o dobro a capacidade de resposta à população de Carnide, nomeadamente com o aumento de médicos de família. Recordar que hoje há cerca de 1.000 Carnidenses sem médico de família e cerca de 8.000 Carnidenses com médico de família fora da área geográfica de Carnide.

No dia de ontem os eleitos locais da Freguesia de Carnide tinham estado reunidos com o Presidente da ARSLVT, Dr. Luís Cunha Ribeiro, onde lhes teria sido transmitido que seria impossível ser equacionado o aumento do número de médicos de família para esta Unidade.

Entretanto hoje o novo Centro de Saúde de Carnide foi inaugurado com a presença do Sr. Ministro da Saúde, Dr. Paulo José de Ribeiro Moita de Macedo.

Durante a inauguração e na sequência das carências manifestadas pelos autarcas locais da Freguesia de Carnide, dando conta da necessidade de reforço de médicos nesta USF, foram dadas garantias do reforço de mais um médico por parte do Presidente da ARSLVT e por parte do Sr. Ministro da Saúde. Este médico será atribuído até ao final de Setembro a quem não tem médico de família e a quem, residindo em Carnide, deseje mudar para estas instalações!

Esta conquista prova que não existem inevitabilidades e que fruto de muita luta e determinação consegue-se garantir a vinda de mais um médico de família para servir a Freguesia de Carnide!

A Junta de Freguesia valoriza e saúda a população de Carnide pela sua determinação, persistência e luta que levou à construção do Centro de Saúde de Carnide e agradece a todos os profissionais da Unidade de Saúde Familiar Carnide quer pelo seu profissionalismo e pelo seu empenho para a concretização desta obra»

Texto e fotografias: Henrique Ribeiro

reportagem