Embora a meteorologia e o próprio clima do nosso país estejam em constante mutação e sejam acima de tudo uma incógnita de dia para dia, o facto de nos encontrarmos no verão é sinónimo de exposição solar, seja na praia ou no campo.
Esperamos o ano inteiro para que nas férias possamos aproveitar ao máximo o calor, seja para nos bronzearmos ou porque é simplesmente saudável. Contudo de ano para ano, o sol tornou-se um inimigo declarado à nossa pele. E não adianta pensarmos que por seremos mais morenos o sol não nos afecta tanto, porque afecta. É claro que pessoas de pele mais clara, ruivas ou loiras, com sardas ou sinais, devem ter um maior cuidado com a pele.
A exposição solar, sobretudo fora das horas recomendadas (antes das 12horas e após as 16horas), é um risco aos problemas cutâneos que podemos vir a desenvolver. A teoria de que a camada do ozono se encontra cada vez mais danificada e de que os raios ultra violeta entram directamente na terra é uma realidade comprovada. É importante o uso de óculos escuros e chapéu, e até a utilização de protector solar aquando da exposição ao sol, o mesmo deve ser reaplicado a cada duas horas. De realçar ainda que esta exposição inclui passeios ou actividades desportivas ao ar livre, desde que o sol incida directamente na pele é necessário haver uma maior precaução. No entanto também é importante ter em atenção os dias em que o tempo se apresenta nublado, pois embora não esteja sol, a presença dos raios mantêm-se.
As queimaduras solares, ou escaldões como vulgarmente denominamos, aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cutâneas, (como sejam o cancro de pele) e ainda têm a capacidade de envelhecer a pele. Sobretudo bebés e crianças devem ter um cuidado redobrado, não devendo de todo serem expostas ao sol, neste caso o risco de desenvolver cancro é duplicado.
O consumo de frutas, legumes e água ao longo do período do calor e exposição solar é igualmente importante para reequilibrar o organismo.
Assim aproveite o sol, o calor, a praia, o campo, o ar livre, mas com todos os cuidados necessários e garantindo a sua saúde. Não se deixe enganar pelas alterações do tempo, é certo que hoje está sol e amanhã chuva, mas na dúvida não arrisque, afinal de contas estamos no verão e embora o clima se altere, o sol continua no mesmo sítio.