Ainda a propósito de um lanche com um prego dentro de um pão, servido a uma criança numa escola básica de Caneças, de que falámos nas duas últimas edições do Odivelas Notícias, a nossa reportagem conversou com a vereadora da Educação, Fernanda Franchi, para saber a posição da autarquia e os passos futuros sobre esta situação.

A vereadora começou por explicar a demora na resposta à nossa solicitação de declarações dizendo que achou melhor avaliar primeiro toda a situação para evitar possíveis especulações e empolamento do acontecimento, afirmando que a câmara não ficou parada e de imediato avançou com um inquérito para apurar situação tendo também reunido com responsáveis pela empresa.

Apesar de esta situação nunca ter acontecido antes, desde o início do ano já são várias as anomalias detetadas no serviço prestado por esta empresa, nomeadamente ao nível da carência de géneros alimentícios e de pessoal da empresa nas 30 escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância, onde a Uniself serve pequenos-almoços, almoços e lanches a cerca de 5.600 alunos, disse ao Odivelas Notícias, a vereadora.

Na reunião tida com a Uniself a empresa referiu que estava a agilizar os processos de contratação para colmatar as faltas de pessoal e que iriam verificar e resolver as faltas de géneros alimentícios que aconteceram em algumas escolas. Quanto ao prego no pão iam reclamar junto da empresa panificadora que o forneceu, segundo explicou Fernanda Franchi.

A vereadora explicou ainda que esta empresa já trabalha com a Câmara de Odivelas há seis anos tendo apenas este ano se registado estas anomalias. O contrato atual com a Uniself, com duração de três anos, foi assinado após a empresa ter vencido o concurso público internacional e entrou em vigor em janeiro deste ano pelo que ainda tem mais dois anos de vigência.

No entanto, face a estas situações a Câmara Municipal de Odivelas pondera a possibilidade de denunciar o contrato por incumprimento. Fernanda Franchi explicou que o Caderno de Encargos do Concurso é muito apertado e prevê várias situações de denúncia por incumprimento do estabelecido e que o departamento jurídico da autarquia está a analisar a situação prevendo que ainda esta semana possa estar concluída essa análise.

No caso de terminar o contrato com a Uniself o serviço terá de ser entregue à empresa que ficou em segundo lugar no concurso, mas aqui as coisas poderão também não funcionar bem. Apesar de a vereadora não referir o assunto o Odivelas Notícias conseguiu apurar que essa empresa venceu o concurso do Ministério da Educação para o fornecimento nas escolas geridas pelo ministério e que as coisas também não estão a correr muito bem.

Resta-nos esperar que o desfecho seja favorável aos alunos que dia a dia consomem alimentos fornecidos por estas empresas.

Entretanto continuámos a insistir com o pedido de declarações à Uniself e continuamos com o silêncio esclarecedor por parte da empresa.

Texto: Henrique Ribeiro – Fotografia: Lurdes Paz

Notícia publicada na edição 55 de 23 de outubro de 2014

reportagem