Na terça-feira, 14 de junho, a Comissão de Reformados Pensionistas e Idosos da Póvoa de Santo Adrião, comemorou o seu 27º aniversário de forma descontraída mas cheia de simbolismo. Com o pátio devidamente engalanado e cheio de cor a Direção da CRPI decidiu este ano aligeirar as comemorações tornando assim a cerimónia mais apelativa e sem grandes quebras.

Este vigésimo sétimo aniversário contou com a presença de Hugo Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, em representação da presidente Susana Amador; Célia Croca em representação da vereadora Fernanda Franchi e Rogério Breia, presidente da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto.
As celebrações iniciaram-se com a atuação do coro da CRPI que pôs a plateia a cantarolar músicas destes e de outros tempos.
Na sessão solene, propriamente dita, António Ramos, presidente da mesa da assembleia-geral da instituição povoense iniciou as intervenções da praxe referindo as «Inúmeras dificuldades que foi encontrar pessoas disponíveis para fazer parte dos Órgãos Sociais desta casa» agradecendo de imediato aos que ficaram e aos que se quisera juntar à nova equipa que gere os destinos da associação.
Por sua vez, Francisco Pires, presidente da direção, para além dos agradecimentos aos funcionários, voluntários e membros do seu staff diretivo enumerou algumas melhorias previstas para o futuro (ver caixa), destacando o arranque das aulas de artes plásticas ministradas pelo sócio Rui Paím das Neves no novo polo cultural da CRPI situado no Mercado da Póvoa e que foram cedidos pela Junta da União de Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto.
No seu curto discurso, Rogério Breia, Presidente da autarquia povoense e olival bastense prometeu, apesar das restrições financeiras que atualmente existem, a atribuição de um subsídio que visa ajudar a CRPI a manter as suas atividades.
A última intervenção da tarde teve a cargo de Hugo Martins, vice presidente da Câmara Municipal de Odivelas, que lembrou aos presentes que ele próprio, sócio da CRPI, já disse presente tendo sido presidente do conselho fiscal da instituição numa altura de grandes dificuldades. A dinâmica que «Esta casa apresenta, sempre cheia de gente, seja aos sábados, nos bailes ou nos Santos Populares» foi para o autarca odivelense motivo de rasgados elogios.
A finalizar a sua alocução, Hugo Martins, deixou uma certeza. «Seja na qualidade de autarca, morador ou cidadão», tudo fará para que a CRPI continue a desempenhar o seu indispensável papel na União das Freguesias da Póvoa e Olival.
Findos os discursos e antes do tradicional cantar dos parabéns e corte do bolo de aniversário a Banda Maior, projeto apoiado pelo Município de Odivelas, deu mais um extraordinário espetáculo calorosamente aplaudido pelo muito público presente.

 03 11 20 21 23 Franscisco Pires